Vocação frequentemente evoca imagens de padres e freiras, ou é associado à escolha profissional, mas sua essência é mais ampla. Originada do verbo latino “vocare”, que significa “chamar”, a vocação tem raízes religiosas, um chamado divino que nos incentiva a viver o projeto de amor de Deus. É dizer SIM à fé, encontrar nosso lugar na sociedade e na Igreja, e servir aos outros. Discernimento é fundamental para entender esse plano.
Discernir Sua Vocação
Ao lidar com diversas opções vocacionais na vida cristã, jovens devem discernir seu chamado. O discernimento é a habilidade de avaliar opções, escolher com sabedoria e não deve ser feito isoladamente. Um guia espiritual experiente pode ajudar a identificar sinais de Deus na vida e nas experiências da pessoa, revelados em situações cotidianas e sociais. Questões como desejos para o futuro e conscientização do projeto divino devem ser exploradas.
Deus Tem um Plano de Amor
Descobrir o plano divino exige abertura e coragem. Conheça diferentes vocações:
Vocação à Vida: Chamado para ser continuador da criação, o ser humano é co-responsável pela promoção da vida e pela relação consigo mesmo, com os outros, o mundo e Deus.
Vocação Cristã: O Batismo confere a identidade cristã, levando a aderir à missão de Jesus e ser sinal do Reino. Pode levar a diferentes vocações, como a vida matrimonial, religiosa consagrada, sacerdotal ou cristão leigo.
Vocação à Vida Matrimonial: Casais são chamados a construir o amor conjugal e formar uma família, transmitindo valores humanos e cristãos.
Vocação à Vida Consagrada: Homens e mulheres dedicam-se a servir os outros, vivendo o Evangelho, geralmente em comunidades, seguindo um carisma específico.
Vocação à Vida Sacerdotal: Homens seguem a missão de Cristo, servindo o povo de Deus como o Bom Pastor, liderando na fé e na justiça.
Vocação do Cristão Leigo: Leigos casados ou solteiros vivem a fé no mundo, atuando em várias esferas, trilhando um caminho de desenvolvimento humano e santidade.
Descobrir seu Propósito
Entender a vocação vai além das associações tradicionais. É sobre ouvir o chamado interior de Deus e trilhar um caminho autêntico, guiado pela fé e amor.