Outubro é o Mês Missionário, um período dedicado a intensificar a conscientização e a oração em apoio às missões ao redor do mundo. Esse mês especial culmina no Dia Mundial das Missões, celebrado no terceiro domingo de outubro, uma data instituída em 1926 pelo Papa Pio XI para promover a oração pelas missões e arrecadar fundos para a evangelização global.
O tema deste ano é “Missão é servir”, baseado nas palavras de Jesus aos seus discípulos: “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44). Essa lição é transmitida após Tiago e João pedirem posições privilegiadas no Reino de Deus, e Jesus lhes ensina que a verdadeira grandeza está em servir os outros, assim como Ele veio para servir e dar a Sua vida como resgate por muitos (Mc 10,45).
A mensagem do Papa Francisco destaca que a missão não é proselitismo, mas uma parte essencial da fé. A Igreja, por natureza, é missionária, herdeira da missão de Cristo de ser luz para os povos e anunciar o Evangelho. O Papa enfatiza que a missão é uma resposta ao chamado do Espírito Santo e faz parte da “gramática da fé”. Seguir Cristo significa ser um missionário, caminhando e vivendo Sua missão de servir.
Cada cristão, através do batismo, compartilha a responsabilidade da missão da Igreja: proclamar o Evangelho em todos os lugares e fazer discípulos (cf. Mt 28,19). A Igreja de Jesus Cristo é inerentemente missionária, chamada a ir às periferias do mundo, tanto geográfica quanto existencialmente, demonstrando a ternura de Deus.
Neste mês missionário, todos os católicos são incentivados a renovar sua vocação missionária e a testemunhar com alegria a fé e a esperança que emanam do Evangelho. É uma oportunidade para recordar o chamado universal para servir e compartilhar o amor de Deus com o mundo.