Sagrado Coração de Jesus

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem origem na Bíblia. O coração é uma das maneiras encontradas para falar do infinito amor de Deus pelos homens e este amor tem o ápice com a vinda de Jesus.
Para celebrar este grande amor, os fiéis são convidados a renovar a devoção a Jesus, manifestado concretamente na vivência deste amor na família, na comunidade e no serviço aos mais necessitados.
Essa data trata-se de uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da liturgia da Igreja Católica e é comemorada na segunda sexta-feira, após o Corpus Christi.
História
Em 1673, Santa Margarida Maria de Alacoque recebeu várias revelações de Jesus Cristo que a fizeram formar uma equipe de apóstolos a essa devoção. Em uma dessas revelações, Santa Margarida foi incumbida de pedir ao rei Luís XIV que consagrasse o Sagrado Coração de Jesus, colocando-o nas armas da França todas as vezes que fosse combater os inimigos da Igreja.
Ela garantia ao rei que o Coração de Jesus o ampararia e conduziria o reinado dele a uma grande glória. O objetivo era que a França conseguisse atingir um verdadeiro apogeu católico por meio da restauração da civilização cristã.
O que mais importa para os cristãos é a simbologia e o real significado do Coração de Jesus. Mais do que o órgão vital, a devoção deve ser encarada como uma extensão da vontade e do propósito humano. É por ele que se expressa a santidade humana, a vontade, a alma e os pensamentos.
O coração é o símbolo que melhor demonstra a união de todos os sentimentos de uma pessoa. É nele que são guardadas os desejos e os anseios mais sinceros e é por meio dele que são demonstrados os sentimentos.
É por isso que adora-se o Sagrado Coração de Jesus. É por ele que celebramos e pedimos com todas as forças e pensamentos e é nele que colocamos todo o nosso foco: no amor de Cristo. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus, do amor que chega ao ponto alto com a vinda de Jesus.
Devoção
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é feita todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. São nelas que devemos procurar conhecer a nossa razão de ser e a verdadeira razão dos nossos propósitos. Nelas, temos a oportunidade de elevar nossas almas ao Coração de Jesus e pedir para que com a pureza de sentimentos deste coração limpe todos os nosso vícios e pecados e nos dê sabedoria para seguir em frente de acordo com os ensinamentos sagrados.
Oração ao Sagrado Coração de Jesus
‘Divino Salvador que, perseguido pelos inimigos e ferido no Coração, pela tibieza de seus amigos, vos queixastes a Santa Margarida: ‘Tenho procurado consoladores e não os tenho encontrado.’ Aqui estou Senhor para vos consolar. Quero adorar vossa Majestade escondida, quero reparar as ofensas minhas e as dos outros. Quero amar o vosso amor desprezado e abandonado. Consagro-me inteiramente ao vosso Coração. Sede Vós somente o meu Rei. Ajudai-me Senhor, a difundir nas almas o reino do vosso Coração. Acendei a chama do vosso amor no coração dos vossos sacerdotes, para que se tornem apóstolos infatigáveis e portadores das bênçãos do vosso divino Coração. Fazei que compreendam finalmente, a honra e a obrigação que tem de Vos amar, para que unidos entre si com os laços de vossa caridade, glorifiquem todos, o vosso Divino Coração, que é para nós, fonte de vida e salvação. Divino Coração de JESUS, reinai em meu coração. Jesus, manso e humilde de coração, fazei nosso coração semelhante ao vosso!’
Com informações da Confederação Nacional das Congregações Marianas