Semana Santa

Amados paroquianos, que a Paz e Alegria estejam com todos. A Semana Santa é um tempo de misericórdia do Pai, de ternura do Filho e de amor do Espírito Santo. É chamada de Santa, pois nos leva diretamente ao mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, com conteúdo eminentemente profético e salvífico.

Neste tempo, queremos acompanhar os passos de Cristo e sentir de perto o que Ele viveu. Queremos nos mostrar solidários a Ele, passando esta última semana de Sua vida terrena com Ele em um último gesto de amor e amizade, recolhidos em oração fervorosa e contemplação profunda, para que a Páscoa do Senhor seja um dia verdadeiramente novo para nós.

Na bênção e procissão de ramos, homenageamos a Cristo e proclamamos publicamente Sua Divina Realeza. Durante a semana, contemplamos a ação de Maria de Betânia, Judas Iscariotes e a celebração da festa da Páscoa judaica com os apóstolos.

O Tríduo Sacro começa com a celebração da Missa da Ceia do Senhor, na qual recordamos a instituição da Eucaristia e do sacerdócio católico, bem como o mandamento do amor com que Cristo nos amou até o fim. Na Sexta-feira Santa, a Igreja vive um grande dia de luto, celebrando a Paixão do Senhor com liturgia da Palavra, adoração da Cruz e sagrada Comunhão.

O Sábado Santo é um dia de oração silenciosa e de profunda contemplação junto ao túmulo de Jesus. A Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, é a espera da Ressurreição de Cristo, composta pela liturgia da Luz, da Palavra, Batismal e Eucarística.

A participação no Mistério redentor de Cristo nos leva a ser testemunhas autênticas da Ressurreição de Cristo no mundo. Não podemos retardar o anúncio da ressurreição, precisamos de gente que tenha feito experiência da ressurreição e vivam a vida de Cristo.

Guiados pela luz do círio pascal, ressuscitados para uma vida nova de fé, esperança e amor, sejamos testemunhas vivas da Ressurreição do Senhor Jesus. Que a Mãe do Ressuscitado nos aponte o caminho para Jesus Cristo, nosso único Salvador.

Desejo a todos uma feliz Páscoa, que a alegria de Cristo ressuscitado penetre nossos corações, pensamentos, sentimentos e ações. Que sejamos verdadeiras testemunhas do amor de Cristo no mundo.