Um mês de junho abençoado

O mês de junho é especial para a Igreja, pois é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, com a solenidade ocorrendo no dia 16. Também são celebrados Corpus Christi, no dia 8, e o dia do Imaculado Coração de Maria, além de outros santos populares como Santo Antônio, São Pedro, São Paulo e São João Batista. As festas juninas são realizadas nesse mês, tornando-o especial para a Igreja e os fiéis.

A solenidade do Sagrado Coração de Jesus ocorre na segunda sexta-feira após Corpus Christi. Ela está relacionada ao amor do Pai, à Santíssima Trindade e à entrega de Jesus na Cruz. Durante esse mês, são intensificadas as orações pelo clero, pedindo que sejam bons servidores do evangelho e busquem a santidade segundo o coração de Jesus.

No dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, é recomendado preparar uma Hora Santa e uma celebração Eucarística na paróquia. É possível realizar uma Hora Santa vocacional para pedir por mais sacerdotes e rezar pela perseverança dos que já abraçaram a vocação. O Apostolado da Oração desempenha um papel importante rezando pela Igreja e buscando novos membros para o movimento.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma forma de louvar o amor íntimo de Jesus pelos homens e adorar o coração que mais ama. Essa devoção teria sido pedida por Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque no século XVII. Além do Apostolado da Oração, o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) também está se expandindo e pode complementar a continuidade dos movimentos e pastorais da Igreja.

O mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus é uma oportunidade para aprofundar a fé e permitir que o amor de Jesus inunde a Igreja e o mundo. A humanidade precisa de mais amor e menos guerra, e a oração diante do Sagrado Coração de Jesus é fundamental para alcançar a paz e as graças desejadas. No dia do Sagrado Coração de Jesus, é um dia de oração mundial pela santificação do clero, para que todos os padres possam amar como Jesus amou.